terça-feira, 8 de abril de 2008

10 LIÇÕES AOS ADVOGADOS

Eduardo Couture, jurista de nacionalidade uruguaia, faleceu em 1956, mas deixou um legado de grandes contribuições para o mundo jurídico. Dentre elas, destaca-se o famosíssimo "decálogo do advogado". São, na verdade, dez mandamentos - todos eles imprenscindíveis - que o homo forensis deve procurar seguir no seu mister profissional. É a síntese do comprometimento ético do advogado para com seu cliente, seu colega de profissão e para com a sociedade em geral. Ei-lo:
"1) ESTUDA. O Direito está em constante transformação. Se não lhe segues os passos, serás cada dia um pouco menos advogado.
2) PENSA. O Direito se aprende estudando, mas se exerce pensando.
3) TRABALHA. A advocacia é árdua tarefa posta a serviço da Justiça.
4) LUTA. Teu dever é lutar pelo Direito. Se porém, um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça.
5) SER LEAL. Leal para com teu cliente, a quem não deves abandonar, senão quando te convenceres de que é indigno de ti. Leal para com teu adversário, ainda quando ele seja desleal para contigo. Leal para com o juiz, que desconhece os fatos e deve confiar no que lhe dizes, e que, mesmo quanto ao direito, às vezes tem de aceitar aquele que invocas.
6) TOLERA. Tolera a verdade alheia, assim como queres que a tua seja tolerada.
7) TEM PACIENCIA. O tempo se vinga das coisas feitas sem a sua colaboração.
8) CRÊ. Crê no Direito como o melhor instrumento para a convivência humana; crê na Justiça como destino normal do Direito; crê na Paz como substituto da Justiça; crê na liberdade, acima de tudo, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz.
9) ESQUECE. A advocacia é uma luta de paixões. Se cada batalha deixar em tua alma um rancor, logo chegará o dia em que a vida se terá tornado impossível para ti. Findo o combate, esquece a vitória tão depressa quanto a derrota.
10) AMA A TUA PROFISSÃO. Procura estimar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te pedir conselho sobre o seu destino, consideres uma honra para ti aconselhá-lo a que se torne advogado".
Dedico aos aprovados no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil, em especial, a todos os alunos da 1ª turma de Direito da Faculdade Santa Terezinha - CEST, da qual fiz parte. Que as lições de Couture possam ser postas em prática por todos nós!

Nenhum comentário: