quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MOVIMENTO DA III MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO É LANÇADO NA OAB/MA



Aconteceu, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), no Calhau, o lançamento da III Marcha do Povo Contra a Corrupção e Pela Vida, iniciativa dos Fóruns e Redes de Cidadania do Estado do Maranhão, com apoio da Cáritas Brasileira Regional Maranhão e da Associação de Saúde da Periferia (ASP/MA). O evento contou com representantes de mais de 30 municípios do interior do Estado e da capital maranhense.

A III Marcha pretende reunir 3 mil pessoas, chamando a atenção da sociedade para casos de violação de direitos humanos, improbidade administrativa e outros atentados contra o exercício pleno da cidadania e a construção de uma sociedade justa e democrática. A primeira marcha aconteceu nos dias 22 e 23 de junho de 2010; a segunda, também no ano passado, no dia 9 de dezembro; a terceira acontecerá em 7 de outubro, com concentração marcada para as 8h, no retorno do Tirirical.

Participaram da mesa de debates, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira; Ermelinda Coelho, do Fórum de Segurança Alimentar; Ricarte Almeida, da Cáritas Brasileira, Iriomar Teixeira, dos Fóruns e Redes de Cidadania do Estado e o juiz aposentado Jorge Moreno, do Tribunal Popular do Judiciário.

O juiz Jorge Moreno agradeceu à disponibilidade do presidente Mário Macieira em participar do evento, ressaltando que é preciso “somar forças”. “Esse é um problema que diz respeito ao tipo de sociedade que queremos construir. A população deve olhar para a corrupção como ela deve ser olhada, como assassina. É isso o que ela é”, reagiu.

O coordenador regional da Cáritas Brasileira, Ricarte Almeida, destacou: “combater a corrupção é antes de tudo uma questão de vida”. “Estamos cansados de tanta roubalheira e da má versação dos recursos públicos. Faremos a III Marcha contra a corrupção, pois quem tem autoridade para gritar contra a corrupção é o povo não os construtores dela”, convocou.

DIREITOS NO RALO DA CORRUPÇÃO - O presidente Mário Macieira enfatizou a participação da OAB Nacional na Marcha contra a Corrupção, realizada no feriado do dia 7 de setembro, em Brasília. Ele informou ainda sobre o primeiro debate a ser travado durante o Colégio de Presidentes de Seccionais, a ser realizado na próxima semana, em São Luís, quando a OAB do Maranhão vai recepcionar 27 presidentes de Seccionais e o presidente nacional da OAB/MA, Ophir Cavalcante: o Observatório da Corrupção, criado pela instituição para denúncias e acompanhamento de processos e o Movimento Agora Chega. “Nós estamos de portas abertas para o movimento social. A corrupção fere direitos básicos do cidadão, retira seus direitos fundamentais, direitos esses que são perdidos no ralo da corrupção. O combate à corrupção é papel de todos”, anunciou.

Nenhum comentário: